terça-feira, junho 13, 2006

Copa do Mundo. Um evento que mexe com a cabeça ( e com o bolso) da maioria dos filhos da pátria Mãe Gentil e que tem um forte significado para muitos de nós : o orgulho de ser brasileiro.
Mas será que somente nessa época devemos ter orgulho de levantar a bandeira do Brasil? Qual o problema de estufar o peito e dizer : " sou brasileiro, sim senhor" em outra ocasião, senão Copa do Mundo ? Só temos de eficiente no país o nosso futebol ? Será que ele realmente faz jus à imagem que prega ?
Não penso que seja motivo de orgulho nenhum o Brasil ser visto apenas como o país do futebol e do carnaval. Quero mais, quero muito mais... Adivinha o quê ? Quero ler notícias falando da música de qualidade produzida pelos compositores nacionais, ouvir no rádio a notificação de uma mostra nacional expositiva que foi feita em algum lugar distante, que talvez nem eu saiba onde fica, ver na tv a valorização de uma peça teatral produzida por artistas daqui, reconhecer mudanças positivas no meu povo, na minha gente, em cada um...
O preço a pagar deve ser alto. Sim, de fato deve. Estarei disposta ? Talvez... O que precisamos é que tenhamos mais consciência em relação ao que somos e para onde vamos, para daí construir-mos uma nação mais digna, mais humana, mais brasileira. Isso sim pode e deve ser o nosso orgulho. Orgulho de ser brasileiro.