terça-feira, junho 27, 2006

A cultura popular está morrendo ?

Pergunto e repergunto a quem quiser ( ou souber) responder, onde anda a cultura popular ? Sua expressividade, sua manifestação ativa, aquela presença notória que quando criança eu sentia em mim, na minha rua, no meu bairro, na minha cidade, no meu país... enfraqueceu ou morreu ?

Ah! Eu quero de volta a cultura popular ! As cantigas de roda, a tradicional festa junina com seus vestidos caipiras e suas danças costumeiras, quero as fantasias dos bailes de máscaras do carnaval, onde sentia a alegria dos outros em jogar seus confetes e serpentinas no salão e depois ir para casa após as matinês...

Onde anda a cultura popular ? O que fizeram dela ? Estão transformando a cultura do povo em cultura de massa, assim, sem mais nem menos; sem pedir licença fazem modificações e a massificam. Isso quando não tentam enterrá-la e no lugar dela criar algo de "podre" e fazer com que a maioria "engula" e consuma, pensando que é boa coisa.

Ah! Eu quero de volta a cultura popular ! Por isso escolhi como tema 'A valorização da cultura popular através da publicidade' para a monografia do concurso que estou participando. Vamos valorizar a cultura popular ! A publicidade valorizando a cultura popular ? Han? Só na teoria da minha monografia mesmo, que por enquanto fica só na teoria, mas eu disse por enquanto.