quarta-feira, julho 12, 2006

Analisando letras I


Analisar seja o que for é muito interessante, pelo menos para mim, e ultimamente tenho feito isso com letras de músicas, em especial de alguns sambas antigos, letras do Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, Toquinho e Vinícius de Moraes. Fico impressionada com a destreza que os 'caras' tinham para compor tais melodias. Sou meio suspeita para falar do Noel Rosa, por isso nem comento ( na minha opinião o maior sambista de todos os tempos). Cada vez que ouço as músicas dos próprios começo a devagar sobre tudo o que eles recitam, a instrumentalidade sinfônica e, principalmente, a mensagem que cada qual queria passar para quem os ouvissem.

Penso, particularmente, nas músicas dos sambistas da década de 20, quando a realidade era outra e o amor era visto de uma forma mais sublime, tênue, quase intocável; mais que de repente, eu viajo até 1968 e vou buscar entender a expressividade dos tropicalistas, entre eles Tom Zé tão aclamado por críticos, mas tão esquecido e nem mesmo (re) conhecido por muitos brasileiros. Voltando ao presente me deparo com o Chico de hoje e faço uma comparação com o Chico de ontem, não pode ser o mesmo, até porque o tempo não é, nem o contexto, absolutamente nada é mais igual... será que ele é mesmo o Chico das Anas, Cecílias, Luizas e Bárbaras ? Fica a dúvida...


Então, começo a analisar letras e fazer interpretações. Mas o que será que é certo e o que pode ser considerado errado ? Existe o certo e o errado em interpretações musicais ? Afinal de contas, o modo como percebo pode não ser ( geralmente não é) o mesmo para você... Mesmo assim , continuo analisando letras.