quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Endomarketing: ainda uma incógnita

O termo 'endomarketing' deveras me foi familiar na graduação e agora na pós em marketing tornou-se hábito ouvi-lo pelos corredores. Na verdade não tinha tanta dimensão do que poderia realmente significar essa palavra até ontem, quando a professora Teresa Gomes adentrou a sala e começou a falar sobre essa poderosa estratégia administrativa que vem ganhando paulatinamente mais espaço no âmbito empresarial.

Aliás falando em empresa, ontem subitamente me deu vontade de abrir um próprio negócio, de não esperar por ninguém. Quase todos os meus colegas pós-graduandos estão trabalhando, seja emprego formal ou não e eu tive que dizer:"no momento não estou trabalhando". Esta frase me doeu, mas é a pura verdade. É certo que alguns estavam na mesma situação que a minha, mas já tiveram suas primeiras experiências empregatícias, diferente de mim que sou praticamente 'virgem' nesse quesito.

Embora saiba que meu futuro está sendo construído, pois carreira acadêmica não se faz do dia para noite, a ansiedade me consome a cada dia que passa. Sim, ando produzindo bastante e essa pós me deu um gás novo para continuar na jornada mercadológica atrás de um ofício compatível com meus interesses, mas ficar esperando que algo aconteça definitivamente não combina com minha personalidade. Estou com idéias que até então não tinham florescido em minha mente e a busca por parceria também é algo satisfatório, até porque andei sondando algumas pessoas que possuem interesse em ter sua micro-empresa e assim como eu não esperam, fazem acontecer. Preciso ter uma conversa séria com elas.

Mas a idéia inicial nesta postagem era falar sobre endomarketing, meu objeto de pesquisa desde ontem até o fim dessa pós. Essa área é bastante interessante e quero descobri-la mais e mais ao passar dos módulos da especialização, e por que não quando finalizá-la também?

Chego à sensação de que preciso ler mais, muito mais.