sexta-feira, junho 29, 2007


A arte milenar do Tai Chi Chuan


Esta arte marcial nasceu na China, sendo que seus preceitos são taoístas e baseiam-se na observação da natureza. Até hoje é bastante praticada por diversas pessoas no mundo inteiro, inclusive por mim. Comecei a praticá-la por acreditar que a manutenção do equilíbrio é de fundamental importância para a vivência do corpo. Afinal, que adianta ter um corpo "sarado" se sua mente não está sã?


O Tai Chi se revela como uma fonte interna de energia que acaba por renovar-se a cada vez que é praticado, além disso trabalha a respiração, alongando os músculos do corpo e proporciona uma melhor qualidade de vida ao praticante. Pode-se aprimorar ainda mais os efeitos do Tai Chi Chuan, utilizando-se de uma alimentação mais saudável, dormindo corretamente e praticando a higiene mental.


Existem cinco estilos tradicionais do Tai Chi, o Yang é o qual tenho praticado, considerado também o mais popular dentre os demais. Esse estilo une as forças do Yin e Yang, que são o mal e o bem, respectivamente, no diagrama do Tai Chi.


O mais interessante desta prática milenar é a interação que esta arte marcial faz entre exercitar o corpo e melhorar a saúde mental. Especialmente para quem vive em meio ao caos urbano, a prática do Tai Chi Chuan é bastante útil e renova as energias vitais, além de pregar adequadamente o preceito "mente sã, corpo são."