sábado, setembro 22, 2007



Nesta semana, mais precisamente ontem, comemorou-se o Dia da Árvore. Parece até coisa de colégio, quando a gente era criança que a professora vinha com algumas mudas de árvores e levava-nos a algum lugar para plantá-las... mas meu enfoque aqui é bem mais sério do que se pode imaginar. Só no Brasil mais de 200 milhões de árvores são devastadas por ano e esse número só vem aumentando vertiginosamente.

O que mais preocupa, na verdade, é o crescimento devastador da extração sem haver um planejamento de reflorestar os locais onde isso acontece. Mas não se pode pensar que apenas o reflorestamento é a única forma de se fazer a preservação ambiental, outros métodos de desenvolvimento sustentável como a reciclagem e a consciência sócio-ambiental, como evitar o desperdício de água e de outras fontes não-renováveis, são ótimos exemplos de como podemos contribuir de uma forma ecologicamente correta.
Diz-se que na vida precisamos fazer três coisas cruciais para demarcarmos a nossa presença na Terra: escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore e, com certeza, esta última é a tarefa mais simples dentre todas, portanto plante uma árvore! E então já terá realizado 1/3 do que afirmam para se consolidar neste mundo como Ser Humano.

:)