quinta-feira, outubro 18, 2007

Tempo de comunicar


Essas duas últimas semanas serviram para pôr em prática uma coisa que particularmente adoro fazer: debater idéias. Tive a chance de participar de dois congressos, sendo um mais voltado às questões sócio-antropológicas, na Universidade Federal de Sergipe, e outro, na Universidade Tiradentes, direcionado à comunicação social.


Foram bastante proveitosas as discussões em torno das duas temáticas, visto que estava precisando refletir mais sobre assuntos que tanto gosto e que fazem parte da minha vida profissional. Afinal, escolhi a comunicação e a antropologia cultural para serem focos de meus trabalhos futuros.



Como destaque pude apresentar ainda no ENSECOM (Encontro Sergipano de Comunicação) um trabalho de pesquisa e extensão que já havia realizado ano passado, falando justamente de práticas extensivas aliadas à cultura folk. É gratificante quando se percebe que o trabalho foi e ainda é reconhecido no meio acadêmico, onde fui incentivada por professores e alunos a inscrevê-lo em posteriores eventos de comunicação social, a nível nacional.


Além disso, o fato de descobrir novas maneiras de pensar e ver a comunicação e a antropologia é algo que me satisfaz bastante, até porque conhecer outros trabalhos realizados nas duas áreas permite fazer um intercâmbio entre a minha visão e a dos outros. Tudo é bastante interessante e, principalmente, válido! Mais do que nunca reafirmo o valor do meu trabalho e agora não é somente eu que levanto essa bandeira e incentivo essa questão da cultura popular.
Finalmente não sou mais uma "agulha nesse palheiro". Ufa!
;)